Quem não ama iogurte grego? Eu adoro, mas confesso que fazer em casa dava um pouquinho de trabalho e sempre parece perder um pouco, tanto no iogurte como no soro. Pensando nisso resolvi testar umas dicas e receitas para chegar em um iogurte grego de alto rendimento, baixo custo, sabor e resultados que me agradassem, e humildemente posso dizer, ficou incrível e muito simples, melhor do que muito iogurte grego vendido por aí, e claro, o melhor de tudo, 100% natural, sem químicos, sem conservantes, corantes, aromatizantes, amidos ou outros aditivos. Tenho certeza de que quem fizer essa receita vai amar!
Sim, eu sei que o iogurte grego é basicamente um iogurte dessorado, já até ensinei AQUI como fazer dessa maneira, mas é como falei, deste modo que ensino hoje é muito melhor e extremamente simples, com resultado surpreendente.
Sim, eu sei que o iogurte grego é basicamente um iogurte dessorado, já até ensinei AQUI como fazer dessa maneira, mas é como falei, deste modo que ensino hoje é muito melhor e extremamente simples, com resultado surpreendente.
Ingredientes:
900ml de leite de boa qualidade, preferencialmente tipo A integral
1 potinho de iogurte natural integral ou 1 sachê de fermento lácteo
1 xícara de leite em pó, preferencialmente instantâneo e de boa marca, sem adição de açúcares
Opcional:
1/2 lata de leite condensado
ou
1 colher de chá de essência de baunilha ou outra de sua preferência
ou
1 xícara de geleia ou polpa de frutas cozidas, tipo em calda, ligeiramente batidos e com pouca calda.
Primeiramente dê uma leve amornada no leite, bem pouco, tipo leitinho de mamadeira de bebê, quase frio.
Dissolva o leite em pó com parte do leite, depois misture tudo, leite, iogurte ou fermento lácteo e o leite em pó.
Coloque na iogurteira e deixe por 12 horas. No dia seguinte retire da iogurteira e leve para gelar bem.
O resultado será um iogurte firme, cremoso, com o sabor e textura do iogurte grego mesmo.
Aí, só para piorar rs... podemos fazer o iogurte grego já saborizado, que muita gente gosta, adicionando o leite condensado, baunilha, essências ou geleias, etc... basta misturar tudo junto e seguir o mesmo processo, no final já terá o iogurte grego com sabor e até mais adoçado.
Agora é só se deliciar, servir como desejar!!!
Dicas: Quanto melhor a qualidade do leite, leite em pó e do iogurte usado como base, melhor e mais firme será seu iogurte grego, chegando ao ponto de virar o pote ou colher e ele não cair nem se mexer!
Sempre tenha máxima higiene em todo o preparo, lembre-se que estamos lidando com alimentos perecíveis e de fácil contaminação!
Dicas: Quanto melhor a qualidade do leite, leite em pó e do iogurte usado como base, melhor e mais firme será seu iogurte grego, chegando ao ponto de virar o pote ou colher e ele não cair nem se mexer!
Sempre tenha máxima higiene em todo o preparo, lembre-se que estamos lidando com alimentos perecíveis e de fácil contaminação!
Ainda não tem uma iogurteira? Você encontra para adquirir nos links abaixo:
Oi Maurício, vc chegou a testar esta receita com leite sem lactose? Será que dá certo?
ResponderExcluirNão, mas se for fazer com os leites sem lactose é bom usar o fermento lacteo.
ExcluirOi Maurício! Dá certo com leite de caixinha? Quero comprar a iogurteira, mas tenho dificuldades para encontrar o leite tipo A. Adoro seu trabalho, bjs!
ResponderExcluirSim, claro. Mas é como falei, qt melhor a qualidade do leite e demais ingredientes melhor o resultado.
ExcluirFiz esta receita com leite de caixinha e deu super certo. E para ficar melhor ainda, coloquei pedaços de pêssego em calda.
ResponderExcluirDa pra usar adoçante? e leite desnatado?
ResponderExcluirDa, mas não terá o mesmo resultado.
ExcluirOlá
ResponderExcluirQual a iogurteira que vc usa? Estou interessada em comprar uma, mas gostaria de indicação de alguém que já use! Estou encantada com sua receita! Ansiosa para por em prática!!! ☺️
Tem os links ali acima para as que recomendo e onde comprar.
ExcluirAdoro suas dicas. Essa de acrescentar o leite em pó é ótima. O resultado é um iogurte mais incorpado. Comprei minha iogurte irá no ano passado, seguindo uma dica que vi deu, Mauricio. E continuo feliz com os resultados. De sabor, qualidade e economia. Muito $uce$$o para você, Chef!
ResponderExcluirObrigado pelo carinho, que bom q tem gostado, abraços!
ExcluirOlá Maurício,
ResponderExcluirGostaria de tentar fazer sem iogurteira, o modo de fazer muda?
Abs,
Tudo muda, com certeza, inclusive os resultados e qualidade, se não para que alguém precisaria de uma iogurteira rs?
ExcluirOi Mauricio! Segui sua receita e deu super certo! Agora minha dúvida é em relação ao ingredientes opcionais.... Você incrementa com leite condensado ou a geleia ou a baunilha antes ou depois da preparação do iogurte? Pode misturar tudo no leite pra fazer o iogurte já saborizado? Ou só pode colocar esses opcionais depois que o iogurte está pronto? Mas ao misturar não perde a consistência? O meu ficou tão consistente que nem achei necessário deixar dessorando!!! Hummmmm!
ResponderExcluirAmiga, mas essa receita não é para dessorar mesmo, justamente por isso é um iogurte grego fácil, pq não precisa dessorar, que dá trabalho rs... acho que vc não leu direito este post, aliás falo tb sobre isso de saborizar de maneira bem simples ali acima na receita, dá uma lida geral novamente e qq duvida pode me perguntar. Abraços.
ExcluirOlá Maurício eu adorei, foi a primeira de muitas receitas que fiz na minha iogurteira cadence só que eu queria ele docinho tem problemas se eu adicionar açúcar no preparo?
ResponderExcluirQ bom q gostou. Experimente a versão com leite condensado que falo acima, vai amar.
ExcluirEu coloquei um iogurte grego e leite sem lactose para testar.
ResponderExcluirFicou bem bom.
Não pode ser o grego, tem que ser o natural integral, que é 100% iogurte e sem aditivos, os gregos de mercado tem aditivos, açúcar, amidos, conservantes, etc... aí vc passa tudo isso para o seu iogurte caseiro. Justamente para isso que é a ideia de vc fazer em casa, fugir do "falso"grego e ter um iogurte 100% natural.
ExcluirPor gentileza,sabe me indicar uma iogurteira que seja automática? Obrigada, você nasceu para fazer o que faz! Parabéns
ResponderExcluirJá viu essas dos links ao final da postagem?
ExcluirOi Maurício, geralmente uso leite ninho nas minhas receitas, mas creio que todos tem açúcar. Qual marca vc usa?
ResponderExcluirO lei te em pó não tem adição de açúcar, o tradicional puro, apenas o açúcar que vem do próprio leite, o que dá um leve sabor adocicado. Agora, tem marcas que adicionam açúcar ainda na mistura do leite em pó, geralmente essas mais baratinhas e de má qualidade. Eu uso apenas o NINHO, tradicional ou instantâneo.
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEsse iogurte eu posso reservar 1 copo do iogurte para ser usado como base para os próximos?
Sim.
ExcluirOi Maurício o teu livro de recey com a máquina de pão tem receitas de pão integrais e lights? Tem a máquina de pão da Britânia mas tenho dificuldade de encontrar receitas mais saudáveis para fazer nela.
ResponderExcluirDe todos os tipos. Vai amar.
Excluir